Encontro discute Plano Estadual de Cultura em Paraty

09/03/2010 - Casa da Cultura de Paraty
Fotos Pedro Coelho
Mais Informações

Representantes do Governo Municipal de Paraty, do Grupo Gestor Mar de Cultura, associações e sociedade civil se reuniram com o coordenador do Plano Estadual de Cultura do Rio de Janeiro (PEC), Zeca Barros, para discutir ações para a criação do projeto. O encontro foi realizado no último dia 09 de março, na Casa da Cultura da cidade.
Durante o encontro, que reuniu mais de 40 agentes culturais da cidade, Zeca Barros apresentou a equipe responsável pelo projeto, mencionou o trabalho árduo da secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rattes, bem como falou do uso da verba a ser recebida do Governo do Estado, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec).
O coordenador reuniu o grupo em círculo e solicitou que os participantes abordassem o que vem sendo desenvolvido para o fortalecimento cultural do município. Vários assuntos foram enumerados, inclusive a criação do Conselho Municipal de Cultura e do Plano Municipal de Cultura. Zeca Barros fez várias anotações a fim de avaliar o encontro, buscando alternativas para um diagnóstico sobre a situação de Paraty.
O Plano Estadual de Cultura tem como principal objetivo a definição de políticas públicas de longo prazo para a cultura fluminense. Resultado do diagnóstico obtido inicialmente nas reuniões do Plano em 2009, o Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultura dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro) beneficiará todos os municípios do Estado (exceto a capital) ainda este ano, por meio do repasse de quinze milhões de reais para projetos estruturantes na área da cultura.
Durante as próximas etapas do Plano Estadual de Cultura o diagnóstico será refinado e se transformará em peça fundamental para a elaboração de programas e ações que visem a melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. Ao final deste processo, as propostas do Plano Estadual de Cultura serão consolidadas em um projeto de lei estadual da Cultura.














Nenhum comentário:

Postar um comentário