Paraty lança Inventário da Oferta Turística

Com o objetivo de desenvolver cada vez mais as atividades turísticas e econômicas da cidade, foi apresentado nesta terça-feira, dia 16 de março, o projeto do Inventário Turístico de Paraty. O evento aconteceu no auditório da Casa da Cultura e reuniu pessoas ligadas ao Poder Público, representantes de entidades de classes, empresários e imprensa local. O projeto foi apresentado pela secretária Executiva do Instituto Ideias, Ana Maria Forte.
Participaram da mesa principal, além da secretária executiva do instituto, o secretário municipal de Turismo e Cultura, Amaury Barbosa, o diretor da TurisRio, Sérgio Melo, o Sub-coordenador Geral de Regionalização do Ministério do Turismo/MTUR, Philippe Fauguet Figueiredo, e o presidente da Associação Paraty Cultural, Diuner Mello.
Amaury Barbosa abriu o encontro citando a importância do Inventário Turístico de Paraty e que tal iniciativa contribuirá para colocar a cidade como referência nacional em atividade turística. “Estamos muito felizes com esse projeto e agradecemos o Ministério do Turismo, sempre parceiro, a Secretaria de Estado de Turismo, a TurisRio, o Instituto Idéias, a iniciativa privada, em especial o Paraty Convention & Visitors Bureau, o Sebrae-RJ, o Grupo Gestor e tantas outras entidades e amigos que colaboram para o fortalecimento turístico e cultural de Paraty”.
O diretor da TurisRio destacou que o inventário é fundamental para qualquer ação que a cidade possa tomar. “Considero o projeto como ‘pulo do gato’, uma vez que a cidade ganhará, além do planejamento, a divulgação do destino”. Para o representante do MTUR, Philippe Fauguet, a cidade foi escolhida por ser um dos cinco destinos indutores do estado do Rio de Janeiro, citando que Angra dos Reis já tem seu inventário quase concluído. “Estou ansioso para ver o resultado desse projeto, pois Paraty merece”, concluiu.
Ana Maria, do Instituto Idéias, informou que o projeto terá três etapas: abril, pesquisa de campo; agosto, montagem de mapas e roteiros turísticos; dezembro, relatórios temáticos e lançamento do Inventário Turístico. “Precisamos da colaboração da iniciativa privada, pois sem ela não será possível obter dados concretos para formalizar o Inventário”, completou.
Ela disse, ainda, que serão coletadas todas as informações sobre a oferta turística local, contribuindo para o planejamento do setor e para a criação de um Portal eletrônico que divulgará todos os empreendimentos de turismo de Paraty.
Na ocasião, a representante do Grupo Gestor, Bernadeth Passos, sugeriu que o Instituto Idéias avaliasse documentos já apurados sobre os atrativos turísticos do município, além de utilizar a marca Paraty – Cultura em Verde e Azul, já desenvolvida pelo Ministério do Turismo. Ana Maria Forte respondeu que o material será muito útil para dar início às atividades e a marca poderá sim ser utilizada, já autorizada pelo MTUR. “Sem dúvida, o documento é muito importante e nos auxiliará muito no desenvolvimento do projeto”..
Por meio da informatização, o projeto vai divulgar todas as informações na internet, para que a população e empresários possam participar atualizando as informações colhidas nas pesquisas de campo. O Município de Paraty é considerado um dos cinco principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, e foi selecionado pelo Ministério de Turismo como um dos 65 Municípios Indutores do Turismo no País.
Os resultados do inventário turístico serão analisados para a criação do Plano de Marketing, onde será realizada uma pesquisa de Perfil do Turista de cada corredor e outra com os empresários do setor. Em seguida, será montado um plano de ações para divulgar o turismo local para visitantes de todo o país, abrindo a possibilidade de novos investidores conhecerem as diversas possibilidades que o turismo de Paraty pode oferecer.
Paraty terá seu Portal de Turismo – www.destinoparaty.com.br – em que cada empreendimento passará a ter uma página interativa gratuita, para editar e incluir informações atualizadas, além de fotos e vídeos para divulgar o negócio na cidade. Além disso, o Portal contará com calendário de eventos, roteiros turísticos, mapas, fotos e vídeos para que o visitante monte seu próprio roteiro de viagem com os atrativos de seu interesse.

Foto e Texto Sheyla Tauffner

Nenhum comentário:

Postar um comentário