Inventário da Oferta Turística será lançado em Paraty

O projeto tem como objetivo identificar atrativos turísticos no município e realizar o mapeamento de todas as zonas da cidade, de acordo com os procedimentos padrões do Ministério do Turismo

Paraty contará com mais um importante meio para divulgação dos atrativos turísticos. Trata-se do lançamento do Inventário Turístico marcado para o dia 16 de março, de 15 às 17 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Paraty. Representantes que apóiam a iniciativa estarão presentes no encontro. O projeto é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTUR) e do Instituto Idéias, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty.
Considerada pelo MTUR como município Indutor do Turismo, Paraty terá um levantamento de toda sua oferta turística, um ponto fundamental para o desenvolvimento do setor. Os atrativos naturais e culturais, a infra-estrutura, as associações, o patrimônio histórico e ambiental, o comércio turístico, todos os pontos turísticos serão inventariados. As pesquisas de campo, coordenadas pelo Instituto Idéias, serão realizadas por meio de questionários, visitas aos estabelecimentos e registro fotográfico.
O MTur divulgou que a identificação da oferta de serviços e atrativos locais, além de potencializar o consumo turístico já reconhecido na cidade, será capaz de gerar o planejamento do setor e o desenvolvimento de novas atividades econômicas que contribuirão para a valorização e a intensificação do uso do patrimônio turístico, aumentando o fluxo do turismo, o tempo de permanência, o gasto médio e a circulação de moradores, visitantes e turistas.
O Ministério disponibilizará as informações de cada destino indutor contemplado com o projeto (Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Petrópolis, Angra dos Reis e Paraty) no Sistema do INVTUR do Ministério do Turismo em um banco de dados especialmente desenvolvido para a recuperação na internet, criando um portal municipal de turismo no qual estarão inseridas as pesquisas, as fotografias e os vídeos dos principais atrativos e estabelecimentos.
O Inventário de uma cidade é exigência do Ministério do Turismo definida pela Lei 11.771/08, e a sua realização facilita o acesso a recursos federais. Além dos trâmites legais, o levantamento completo dos atrativos e serviços oferecidos auxilia ainda no planejamento de eventos e projetos para as cidades. O Instituto IDEIAS possui experiência há mais de nove anos na realização deste tipo de pesquisa, entre as quais estão os inventários de Juiz de Fora, São Pedro da Aldeia e Angra dos Reis (em fase de conclusão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário