Turismo cultural é tema de seminário em Paraty (RJ)


Turismo cultural é tema de seminário em Paraty

Cidade histórica recebe, em março, o seminário de Multiplicação de Boas Práticas


Brasília (03/03/10) Paraty (RJ), destino referência em turismo cultural no Brasil, recebe nos dias 03 e 04 de março o seminário de Multiplicação de Boas Práticas do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. O seminário é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e execução da Associação Casa Azul, e visa concretizar ações e propor mudanças na atividade turística do segmento.
O seminário é uma das ações do projeto, que resultou no arranjo institucional para a gestão do destino turístico e no Plano Mar de Cultura para o Desenvolvimento do Turismo Cultural de Paraty. O Plano Mar de Cultura pretende fortalecer o desenvolvimento e a atratividade do patrimônio cultural da cidade, qualificando os produtos turísticos e viabilizando o desenvolvimento sustentável do destino.
Representantes do MTur, das secretarias municipais e estaduais de Turismo e da sociedade civil de vários destinos brasileiros com interesse no assunto estarão presentes, assistindo a palestras, debates e promovendo discussões sobre o tema, além de participarem de estudos de casos de destinos culturais.
Segundo a coordenadora geral de segmentação, Sáskia Lima, o seminário visa a multiplicação do conhecimento gerado a partir da implantação do projeto para outras regiões com potencial para o desenvolvimento do turismo cultural. “O evento permitirá que representantes de outras regiões brasileiras possam conhecer as boas práticas desenvolvidas em Paraty, para que, se for o caso, adaptá-las a aplicá-las em seu destino.”

Conheça Paraty
A cidade de Paraty, localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, é um dos destinos turísticos brasileiros considerados Patrimônio Histórico Nacional. Ela faz parte do trajeto da Estrada Real, que liga o sul do estado à Ouro Preto (MG). Além disso, acontece na cidade um importante evento de literatura, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), incluída no Plano Aquarela desde 2004. A presença de manifestações culturais faz de Paraty um local com grande potencial turístico e cultural, nacional e internacionalmente.


Os 10 destinos contemplados pelo projeto são:

Sol e Praia - Jijoca de Jericoacoara – CE

Aventura - Lençóis (Chapada Diamantina) – BA

Estudos e Intercâmbio - São João Del Rei – MG

Negócios e Eventos - Ribeirão Preto – SP

Ecoturismo - Santarém e Belterra – PA

Cultural
- Paraty – RJ

Rural - Anitápolis, Santa Rosa de Lima, Rancho Queimado e Urubici – SC

Pesca - Barcelos – AM

Aventura Especial - Socorro – SP

Audiovisual - Brasília – DF

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055


Mais notícias

Jornal de Turismo
Foco Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário