PARATY

Paraty atrai turistas durante o ano todo
Paraty possui uma diversidade de atrativos que a torna uma das cidades mais visitadas do litoral sul fluminense, seja pela sua história, cultura ou mesmo a integração com o meio ambiente.
Localizada na baía de Ilha Grande, Paraty é famosa por seu Centro Histórico e por suas belezas naturais, além de sua diversidade cultural.
Ao longo dos anos, com o crescimento da demanda turística, fortaleceu-se a realização de eventos culturais como atrativo e produto turístico. Todos os outros atrativos gravitam em torno do patrimônio arquitetônico e manifestações culturais. Eles são a “mola mestra” da alavancagem do turismo local.
Manifestações religiosas, artesanato de influência indígena, tradição na produção das aguardentes paratienses, são outros grandes atrativos na cidade. Engana-se quem pensa que só isso basta. Paraty é marcada por grandes eventos tradicionais. Muitos deles reconhecidos internacionalmente como a Festa Literária Internacional de Paraty – Flip. Outros eventos como o Festival Nacional Competitivo de Dança, o Festival Internacional de Fotografia – Paraty em Foco e a Folia Gastronômica também reúnem um grande público.
Alguns dos eventos tradicionais estão no calendário da cidade há séculos e são verdadeiras referências culturais brasileiras. É o caso, por exemplo, da Festa do Divino Espírito Santo, que acontece no final do primeiro semestre do ano e da Festa de Nossa Senhora dos Remédios (padroeira de Paraty) realizada no mês de setembro. Vale lembrar que no Centro Histórico é possível conhecer as igrejas construídas no período Colonial, como Santa Rita – considerada cartão postal da cidade -, Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora das Dores e Nossa senhora do Rosário e São Benedito.

LAZER
As praias, ilhas e cachoeiras são opções para quem procura lazer em contato com a natureza!
A localidade de Trindade - a 27 km de Paraty, sentido Ubatuba-SP - possui cinco das mais belas praias da região (Brava, Meio, Rancho, Cepilho e Cachadaço). Também vale destacar as praias de São Gonçalo, Prainha, Praia Grande que são abençoadas por águas limpas e paisagens exuberantes.
Agora falando em história, um dos principais portões de entrada para o interior do Brasil no período colonial, o Caminho do Ouro era uma estrada de 1200 km que unia Paraty a Diamantina, passando por Ouro Preto e a atual cidade de Tiradentes. Calçado nos séculos XVIII e XIX, foi abandonado no século XX e pouco restou do seu calçamento original. Um dos maiores trechos ainda existentes estão no município de Paraty, RJ. Uma parte deste caminho foi recuperada e atualmente se encontra aberta para caminhadas e visitação pública.
Charme, nobreza, antiguidades, relíquias, bromélias, mares, ilhas e conforto. São mais de quatro séculos da história do Brasil contada em verso, prosa, monumentos, fazendas, fachadas e mares. Segundo a UNESCO, Paraty, fundada no século 16, é uma das poucas cidades do mundo que mantém as características originais de quase 500 anos atrás.
O calçamento de pedras irregulares, as sacadas, serestas e os chorinhos personalizam a cidade, ainda conhecida como a rota do ouro, desde a época das grandes navegações.
Para quem busca o concorrido contato com a natureza aliado à diversão, está no caminho certo.
Esta cidade é desenhada por cachoeiras, praias, ilhas e rica cultura!
Suas caracteríscticas exclusivas e os novos festejos têm projetado Paraty além do alcance da propaganda boca-a-boca. A cidade tem atraído turistas durante o ano todo, seja na temporada, período de maior movimentação, como também para prestigiar festas religiosas e eventos culturais, que fazem parte do Calendário Turístico Cultural. Na verdade, Paraty está em constante festa, reunindo gente de todos os lugares, idades e interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário