FOLIA DE REIS EM PARATY

A Folia de Reis é uma tradição portuguesa, semelhante à Folia do Divino. É um grupo de cantadores com viola, cavaquinho, pandeiro e caixa, que visitam as casas no período de 08 de dezembro a 20 de janeiro. Mesmo que, previamente acertada a visita, a casa deverá estar fechada e com as luzes apagadas. À chegada, os cantadores pedem ao dono para abrir a casa para que possam cantar seus versos. A cantoria narra a anunciação do nascimento e a visita dos Reis ao Menino Jesus.
Após a cantoria, são servidos pratos típicos deste tempo como, por exemplo, rabanadas, vinhos, doces e salgados. Se esta é a única ou a última casa visitada naquela noite, é comum dançarem ciranda (dança típica de Paraty). Ao contrário da Folia do Divino, que se apresenta a qualquer hora, a Folia de Reis só se apresenta durante à noite até o raiar do dia.
Em Paraty, não existe, nem nunca existiu, a presença dos palhaços e mascarados comuns às folias de outros lugares. Hoje, se apresenta um grupo de tocadores acompanhado de um grupo de cantadores que visitam as residências neste período.

TEXTO de DIUNER MELLO – PESQUISADOR PARATIENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário