Levar lazer para a população que vive em bairros periféricos é o objetivo do projeto Cinema Itinerante, uma parceria entre o Cineclube Paraty-Brasil e Cine Bus-França, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty. Sete bairros da cidade foram contemplados e receberão a visita de um veículo que transporta filmes em uma tela gigante para até 700 pessoas.
De acordo com a equipe organizadora, quadras, campos de futebol e praias se transformarão em grandes salas de cinema ao ar livre no período de duas semanas. O itinerário vem sendo percorrido a bordo de um veículo composto de um projetor de 35 mm que exibe filmes em uma tela gigante de 12x8m. A primeira localidade a ser beneficiada pelo projeto foi a Ilha das Cobras, no último sábado, dia 14. Os próximos bairros a serem atendidos são São Gonçalo, Graúna, Ponte Branca, Corisco, Patrimônio e Trindade.
O material utilizado para as exibições dos filmes pertence ao Cine Bus-França, este que contou com apoio do Governo Francês, por intermédio dos eventos comemorativos do Ano da França no Brasil, para apoiar a iniciativa do Cineclube Paraty. Cerca de 500 quilos de material chegou à cidade para colocar em prática o projeto do Cinema Itinerante.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 14 - ILHA DAS COBRAS (quadra coberta)
Filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos
Dia 16 - SÃO GONÇALO (campo de futebol)
Filmes: O Rei e o Pássaro e Microcosmos
Dia 18 - GRAÚNA (campo de futebol)
Filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos
Dia 21 - PONTE BRANCA (campo de futebol)
Filmes: O Rei e o Pássaro e Microcosmos
Dia 23 - CORISCO (campo de futebol)
Filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos
Dia 25 - PATRIMÔNIO (campo de futebol)
Filmes: O Rei e o Pássaro e Microcosmos
Dia 27 - TRINDADE
Filmes: O Garoto, Ilha das Flores e Microcosmos
Realização:
Cineclube Paraty
Cine Bus
Prefeitura Municipal de Paraty
Secretaria de Turismo e Cultura de Paraty
ELOISA - Association de Mèdiations Culturelles
Apoio Cultural:
Governo Federal do Brasil , Ministério da Cultura
República Francesa, CulturesFrance
Cinemateca da Embaixada da França Region Rhône Alpes e CNC
HISTÓRIA
CINECLUBE PARATY – Brasil
O projeto Cineclube Paraty surgiu em 2006 com a finalidade de se criar um espaço para que a população da cidade histórica - há mais ou menos 40 anos sem uma sala de cinema - não só pudesse assistir a algumas das melhores produções do cinema mundial como também participar de debates sobre os filmes e oficinas de criação.Hoje, o Cineclube Paraty é uma Organização Não-Governamental, sem fins comerciais, com titulação de Utilidade Pública, cujo objetivo principal é o desenvolvimento e o aprimoramento da apreciação técnica, artística e histórica da obra cinematográfica. Com parcerias fixas da Casa da Cultura de Paraty e do Instituto Histórico e Artístico de Paraty (IHAP) e ocasionais da Associação Casa Azul e de algumas secretarias municipais, prestes a completar três anos de atividades, o Cineclube Paraty já exibiu cerca de 160 filmes em 130 sessões. Inclui-se aqui os filmes dedicados às crianças de Paraty : é o projeto Cineclubinho que realiza sessões quinzenais, agendadas com as escolas da cidade.
Para André Góes, diretor geral do Cineclube Paraty, “Neste momento, sinto-me bastante honrado e privilegiado em dirigir esta instituição que vem crescendo e adquirindo credibilidade que ultrapassa agora os limites nacionais. Prova disto são as grandes parcerias que estabelecemos para realizarmos o projeto de Cinema Itinerante em Paraty, evento que integra oficialmente as comemorações do Ano da França no Brasil. Primeiro unimos nossas forças com duas instituições francesas e depois obtivemos o apoio fundamental da Prefeitura Municipal de Paraty, mais especificamente da Secretaria de Turismo e Cultura. Somando-se a esta forte estrutura de parceiros o apoio cultural de vários órgãos oficiais brasileiros e franceses, estamos prontos para iniciar no dia 14 de novembro este projeto que levará o cinema à comunidades paratienses que pouco ou nunca têm acesso à sétima arte. Podemos chamar este projeto de piloto – um grande piloto ! – pois já iniciamos as negociações com a SecTur de Paraty para darmos continuidade a este projeto, de forma mais abrangente, durante todo o ano de 2010”.
CINEBUS – França
Criada em 1983, a Associação CINEBUS é um agrupamento de associações de 35 municípios rurais da regioa de Haute-Savoie (França), que oferece aos seus habitantes o acesso a um cinema original, inovador e de qualidade.
A Associação CINEBUS realizou nos últimos três anos mais de 200 projeções ao ar livre, com material de alta performance em tela inflável, organizadas em dois circuitos itinerantes, no interior da França.
Segundo David Chaigne, “ ...em 2004, quando de sua primeira viagem ao Brasil, meu amigo Bernard Seyssel, que há mais de dez anos trabalha com cinema itinerante na França, emitiu a idéia de organizar um circuito de cinema itinerante no Brasil. Durante anos, essa idéia não passou de um sonho que não conseguíamos pôr em prática, principalmente por falta de tempo e em função da distância, eu no Brasil e o Bernard na França. Em 2008, fui morar em Paraty e começei a freqüentar o Cineclube da cidade. Daí nasceram amizades e, logo, a Associação de Medições Culturais Eloisa, em que atuo com Bernard Seyssel, permitiu estabelecer uma ponte entre a Cinebus, uma associação de cinema itinerante francesa, e o Cineclube Paraty.
No quadro do Ano da França no Brasil, a Cinebus disponilizaria o seu material e savoir-faire para que o Cineclube Paraty possa organizar um festival de cinema itinerante nas comunidades do município de Paraty.
Para tornar possível essa aventura, contamos com a preciosa ajuda de um casal de amigo radicado na Itália, Sharon e Bartolo, que acompanharam o processo de captação de recursos na França, principalmente para providenciar o transporte do material e a obtenção dos filmes e dos direitos correlatos. No Brasil, foi o Cineclube Paraty quem conseguiu o apoio da prefeitura para garantir a logística do projeto no Brasil.
A associação Eloisa. que represento, junto com Bernard Seyssel, sempre acreditou na necessidade de alastrar a difusão cultural a todos o níveis da sociedade, no intuito de tornar a cultura e todos seus meios de difusão um bem compartilhado por todos, e não somente por uma elite privilegiada e uma forte rede de interesses particulares e comerciais. Parece-nos ter encontrado no Cineclube uma rede de pessoas também preocupadas em compartilhar seus conhecimentos e seu tempo, para que a circulação das idéias e das culturas possa sair dos limites impostos pelo peso da divisão social e das estruturas hierárquicas de nossas sociedades. Essa primeira edição, que conta com recursos limitados, é fruto da colaboração de cada uma das pessoas envolvidas. Depois dessa estréia, avaliaremos a possibilidade de continuar essa colaboração e de organizar futuras edições, dessa vez fora do quadro do Ano da França, o que também significa que outros recursos deverão ser buscados.’
Nenhum comentário:
Postar um comentário