IV Festejo Caiçara de Trindade


A comunidade caiçara de Trindade estará em festa de 17 a 19 de outubro. Serão três dias para comemorar a conquista pela permanência dos trindadeiros em seu território em 1982, após nove anos de dura resistência contra a política de “desenvolvimento” da empresa multinacional Atlantic Community Develoment Group For Latin América (BRASCAN/ADELA), que previa a construção de um condomínio de luxo no território caiçara.
A disputa teve início após a construção da BR 101 (Rodovia Rio-Santos). Esta região esquecida do litoral fluminense se transformou em alvo da especulação imobiliária e uma luta com direito a cenas de violência foi travada entre os caiçaras e homens armados. Localizada a 20 km do centro de Paraty, Trindade possui sete praias e uma comunidade tradicional que na década dos anos de 1970 resistiu à forte pressão do poder do Governo Federal da época. Com direito a bloqueios das estradas de acesso, destruição dos plantios de subsistência e derrubada das casas de pau a pique, a resistência caiçara venceu pelo cansaço. O que era destruído de dia era reerguido a noite pelos pescadores e suas famílias. Muitas famílias desistiram de permanecer e brigar pelas suas terras, mas hoje Trindade é um conhecido ponto de turismo brasileiro que ainda luta para manter os direitos dessa comunidade tradicional. 
O Festejo Caiçara da Trindade será uma oportunidade para viver a folia, o fandango, a gastronomia, a corrida de canoas e os conhecimentos caiçaras dentro da comunidade. Para Robson Possidônio, a festa manterá a tradição de 32 anos. “Essa festa é uma comemoração que não é unânime entre nós caiçaras, mas apesar de terem reduzido o nosso território, ainda temos o espaço de plantio, de pesca e de vivências da nossa cultura.”
A festa tem o apoio da Prefeitura de Paraty.


IV Festejo Caiçara de Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário