Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Paraty





Festa de Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Paraty

Agora em setembro acontece em Paraty mais uma festa de nossa senhora dos remédios, a padroeira de Paraty. Esta festividade acontece há, pelo menos 372 anos, pois a primeira capela construída para sua devoção data de 1640. Durante todos estes séculos o povo de Paraty com veneração e devoção festeja sua padroeira na alegria de homenagear a mãe de Deus.
A devoção a Nossa Senhora dos Remédios surgiu na França, na Idade Média, invocada contra as doenças corporaes que afligiam o povo. Com o passar dos anos é invocada não só como proteção e alívio nas doenças corporaes, mas em especial e principalmente como remédio espiritual.
Nos anos de 1940 até 1960 sua festa reunia aqui os Paratienses que moravam em outras cidades . Chegavam em lancha no dia 7 de Setembro e traziam uma bela corbeille de flores que enfeitava o andor da Padroeira. Esta excursão religiosa era conhecida como “CARAVANA DA SAUDADE”. Hoje sua festa reúne na cidade o povo católico do município a dignamente festejar sua padroeira, que continua a proteger seu povo das doenças corporaes e espirituais.
No dia 7 de setembro, grandiosa procissão, com sua bela imagem, sai da igreja de Santa Rita e se dirige à igreja Matriz. Isto para relembrar este fato acontecido em 1873, quando da benção da atual Matriz.
Este ano, para alegria e jubilo de seus devotos, a imagem será coroada com uma cópia, em prata dourada, de sua coroa original, que infelizmente foi roubada, para a confecção desta copia fiel os festeiros contaram com a contribuição do povo devoto.
Venham participar das comemorações festivas de nossa Padroeira!
Por Diuner Mello


PROGRAMAÇÃO PROFANA

30/08
a partir de 21h - DJ

31/08
22h - DILO SOUZA & RAPHAEL 

01/09
22h - THE HAOLES

02/09
15h - BONECOS FOLCLÓRICOS DE PARATY
21h - VILLA VELHA 

03 e 04/09
21h - DJ MARINO

05/09
21h - BANDA PINK

06/09
22h - CHAMA MARÉ FORRÓ CAIÇARA

07/09
18H - BONECOS FOLCLÓRICOS DE PARATY
22h - BLACKCOMODORO

08/09
13h - SOUL CAIÇARA
14h - BONECOS FOLCLÓRICOS DE PARATY
22h - BANDA DJAVÚ

Nenhum comentário:

Postar um comentário