ENCONTROS DE PARATY
Encontros de Paraty vai reunir personagens expressivos do cenário cultural da cidade para falar da cultura popular paratiense, sua evolução e estratégias de promoção e preservação deste patrimônio no século XXI. A programação tem início no próximo dia 29 de setembro na Casa da Praça.
29 de setembro - José Kleber, o ciclo do cinema em Paraty e sua herança
Convidados: Helio Braga e Luis Perequê
A presença do cinema em Paraty foi fundamental na construção de nossa identidade cultural. Essa história será contada por dois palestrantes que viveram esse período e conviveram com poeta José Kleber que acolheu o cinema brasileiro na cidade, na época da ditadura.
Helio Braga atuou em diversos filmes, como Brasil Ano 2000, de Walter Lima Junior, e Mãos Vazias, de Luiz Carlos Lacerda, junto com Leila Diniz e José Kleber. Já nos filmes Como era gostoso o meu francês, de Nelson Pereira dos Santos, e Anchieta José do Brasil, de Paulo Cesar Saraceni, trabalhou como artista plástico, realizando a pintura corporal dos atores.
Luis Perequê, poeta, cantor e compositor paratiense, hoje, é o principal interlocutor da cultura caiçara que busca o equilíbrio entre o respeito à diversidade e o intercâmbio dos conteúdos culturais que constituem o patrimônio da humanidade. Ativista cultural, Luís Perequê fundou o Silo Cultural José Kleber em Paraty, espaço que se propõe a revelar talentos locais e a preservar e divulgar a cultura caiçara.
Os Encontros de Paraty serão gravados e reunidos em um DVD que ficará disponível ao público em geral, mas especialmente para a rede escolar de Paraty, para ser utilizado em pesquisas e como suporte pedagógico em Educação Patrimonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário