MOSTRA DE TURISMO SUSTENTÁVEL


O Movimento de Gastronomia Sustentável de Paraty participará da MOSTRA DE TURISMO SUSTENTÁVEL (MTS) durante o IV Festival de Turismo de Cataratas, graças a iniciativa da Secretaria de Turismo do município, com colaboração da Abrasel, que inscreveu o projeto no edital do evento. A mostra, promovida pelo Instituto Pólo Internacional Iguassu, em parceria do Ministério do Turismo, acontece nos dias 17 e 18 de junho, em Cataratas, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná.
No ano passado, o evento paranaense reuniu agentes e operadores de turismo do Brasil e do exterior que visitaram 145 estandes e conheceram 264 expositores, com 5.734 participantes inscritos. A secretária de Turismo de Paraty, Renata Castro, disse que a aprovação do projeto no edital é uma grande conquista para o setor turístico.
“Esse é o primeiro de tantos outros projetos que estamos desenvolvendo em parcerias. Eventos desse porte tendem a fortalecer nossa gastronomia, até porque o Brasil e o mundo têm abordado a sustentabilidade e a qualidade do produto que vai para a mesa do consumidor. Nosso objetivo é que Paraty seja destaque em vários segmentos do setor turístico e para isso vamos continuar divulgando ações importantes como, por exemplo, ocorreu com o Movimento de Gastronomia Sustentável de Paraty”.
CONHECENDO O PROJETO
O projeto piloto de Gastronomia Sustentável de Paraty, lançado dia 02 de julho de 2008, durante a OFF FLIP – Circuito Paralelos de Ideias, tem como objetivo a articulação de um canal de comercialização direta entre o circuito gastronômico, os produtores rurais e os pescadores locais.
Tendo como essência o compromisso de pesquisar, desenvolver e difundir uma culinária de padrão internacional, o projeto fortalece econômica e socioculturalmente a população, tornando-se o Movimento de Gastronomia Sustentável. A ação visa promover e estimular sistemas agroecológicos e a agricultura local, inserir nos cardápios produtos e ingredientes locais, elevando a qualidade dos pratos ao refletir elementos de identidade e cultura da região.
É importante ressaltar que o projeto está inspirado na cultura regional e na utilização de produtos orgânicos, agroflorestais, agropecuários e pesqueiros produzidos pelas comunidades locais. Acreditando que a natureza das coisas, o cheiro e os sabores da gastronomia sustentável nos levam a dimensões que transcendem o prato, os restaurantes envolvidos vêm se destacando e ganhando reconhecimento por seu ideal voltado para a sustentabilidade. Dentre eles o Banana da Terra, Bistrô Brasil, Casa do Fogo e O Café.
Mais informações e contatos estão disponíveis nos links abaixo:
http://gastronomiasustentavelparaty.wordpress.com
http://www.gastronomiasustentavel.blogspot.com
http://abraselparaty.wordpress.com/
http://www.paraty.com/flitoral





Nenhum comentário:

Postar um comentário