A Secretaria de Turismo e a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios informam aos fiéis que o calendário da Semana Santa de Paraty já está fechado. A abertura ocorre às 18 horas do Domingo de Ramos, dia 17, e se estende até o dia 24, com a Missa Solene de Páscoa com Coroação de Nossa Senhora das Dores, na Igreja Matriz. Na sexta-feira, a meia noite, acontece à procissão do Fogaréu e, às 21 horas, encenação teatral Alto da Paixão: “Um Homem Chamado Jesus”, no Areal do Pontal. A expectativa é de que a rede hoteleira da cidade registre 90% da ocupação.
Durante as festividades da Semana Santa, as janelas das casas são enfeitadas com toalhas rendadas, peças de arte sacra e flores brancas e roxas, uma tradição reverenciada pela população local. Vale lembrar que durante a procissão do fogaréu as luzes do Centro Histórico são apagadas e os devotos levam tochas de bambus. A cerimônia tem início na Matriz e passa por dentro de todas as igrejas do bairro histórico.
Já no sábado, dia 23, também chamado Sábado de Aleluia, ocorre a procissão dos Passos – único dia do ano no qual os seis passos (altares encravados nas paredes de residências do Centro Histórico) são abertos. À noite, é celebrada a solene Vigília Pascal do Senhor. No domingo, dia 24, é realizada a Missa de Páscoa.
SAIBA MAIS SOBRE A COMEMORAÇÃO DA SEMANA SANTA
A Semana Santa tem início quarenta dias após o Carnaval. É uma tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA DA SEMANA SANTA
De 09 a 15/04
Setenário de Nossa Senhora das Dores
Local: Igreja Nossa Senhora das Dores
Horário: sábado e domingo, às 18 horas, e de 2ª a 6ª feira, às 19h30 – cada dia será dedicado a uma dor de Nossa Senhora.
17/04 - Domingo de Ramos
18h00 – Bênção dos Ramos, na Igreja do Rosário, seguindo em procissão para a Igreja Matriz, onde haverá a Santa Missa. Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém.
18/04 - Segunda-feira Santa
19h30 – Missa da Esperança, na Igreja Matriz.
Dia 19/04 - Terça-feira Santa
19h30 – Procissão do Encontro ou de “Passos” percorrendo os Passos da Paixão. Os homens saem da Igreja matriz, junto com a imagem do Senhor dos Passos, e as mulheres saem da Igreja de Nossa Senhora das Dores (Capelinha), com a imagem de Nossa Senhora das Dores.
20/04 - Quarta-feira Santa
19h30 – Ofício das Trevas, na Igreja Matriz, com leitura dos salmos e lamentações do profeta Isaías.
Vigília noturna em sinal de tristeza com Candelabro (Tenebrário) representando os Apóstolos e o Cristo, apagando-se pouco a poucos as luzes.
21/04 - Quinta-feira Santa
19h30 – Santa Missa solene da Última Ceia (Instituição da Eucaristia), com Lava Pés. Após a comunhão, transladação do Santíssimo Sacramento para a Adoração Eucarística até a meia noite. Em seguida, a bênção do Santíssimo, Procissão do Fogaréu pelas ruas do Bairro Histórico.
22/04 - Sexta-feira Santa
Dia de Jejum e Abstinência
15h00 – Adoração da Cruz com comunhão na Igreja Matriz.
19h30 – Descendimento da Cruz na Igreja Matriz, em seguida procissão do Senhor Morto “Enterro” pelas ruas do Bairro Histórico. Ao retornar na Igreja Matriz, Cerimônia do Beija-Mão do Senhor.
SOLENE VIGÍLIA PASCAL DO SENHOR
21h00 – Bênção do novo fogo no adro da Capela das Dores, seguindo em procissão até as portas da Igreja Matriz, onde, com o toque da Cruz, será iniciada à Proclamação da Páscoa.
24h00 – Saída da Procissão da Ressurreição pelas ruas do Centro Histórico (Levar velas e sininhos para a procissão).
Dia 24/04 - Domingo
PÁSCOA DO SENHOR
08h00 – Missa de Páscoa, na Igreja São Francisco de Assis (Chácara).
17h00 – Levantamento do Mastro da Festa do Divino Espírito Santo (saída das Bandeiras da casa dos Festeiros, às 16h30, na Chácara).
19h30 – Missa de Páscoa, na Igreja São José Operário (Ilha das Cobras) e abertura da Festa de São José Operário.
19h30 – Santa Missa Solene de Páscoa, com Coroação de Nossa Senhora das Dores, na Igreja Matriz. Após, transladação da Imagem de Nossa Senhora para a Capela das Dores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário