Paraty, carnaval de máscaras




O projeto Paraty: carnaval das máscaras, contemplado no edital de artes visuais da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, propõe uma exposição e intervenções urbanas. Será a recriação dos carnavais da cidade com elementos da festa produzidos através da técnica tradicional de papel machê, como uma forma de dar acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento local. Sob a perspectiva de ampliação do conceito de cultura, valorização da identidade local e sustentabilidade.
A exposição traz trabalhos de quatro artistas paratienses e jovens talentosos, que com esses mestres, ao longo do projeto, aprenderam as técnicas tradicionais e desenvolveram estilos próprios. O convidado tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre o antigo carnaval de Paraty, através da pesquisa realizada por Diuner Mello.
A exposição avança além das paredes da Casa da Cultura de Paraty, onde estão os trabalhos dos artistas locais, segue para o Espaço de exposição do IPHAN, com a história dos carnavais e as máscaras de Paraty, instalação audiovisual com o Fazer do carnaval e os trabalhos dos jovens artistas. Ao longo da charmosa cidade, instalações de bonecos e máscaras: Praça do Chafariz, Largo do Rosário, Praça da Bandeira (antigo mercado) e Secretaria de Cultura (Galpão do carnaval).
Além disso, durante o mês de janeiro, os blocos de mascarados saem pelas ruas da cidade, como no passado, anunciando o Carnaval.


Visite a exposição virtual: www.coletivoarte3.com.br/mascaras

Nenhum comentário:

Postar um comentário