Pedra Lispe na Casa da Cultura de Paraty

Data: 24 de outubro
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura de Paraty
Endereço: Rua Dona Geralda, 177 - Centro Histórico Paraty
Entrada Franca

“E, na máscara do Mateus, apresentador desse auto “religioso-pagão”, Quaderna então ri. E carnavaliza. E grita o “bate-meu-boi” em palhaço-cavaleiro, montado em seu magro Pedra-Lispe, galopando seu sonho: “[...] Sou o Diabo-Encourado, o Sangue-do-Esqueleto que procura espargir pelo Mundo tristonho, no sangue e ao pó da Morte, o Galope do sonho [...]”. (Ariano Suassuna).

O que se conta é que todo raio quando cai, traz na ponta uma pedra prateada que é enterrada a sete palmos de profundidade. Pedra Lispe é a pedra que vem na ponta do raio. É também o nome que o personagem Quaderna deu a seu cavalo no “Romance d’A Pedra do Reino” de Ariano Suassuna, e é o nome de um grupo musical do Rio de Janeiro.


Pedra Lispe é um grupo musical cujas referências passeiam pelo imaginário popular brasileiro e pela música Instrumental contemporânea. Sua proposta é levar ao público um repertório no qual elementos associados às tradições populares e outros ligados à música de concerto coexistam e se somem. A instrumentação do grupo expressa com bastante clareza sua proposta.

Integrantes do grupo:
Alexandre Bittencourt – Flautas e Clarinete
Rudá Brauns – Bandolim
Bruno Reis – Viola Caipira
Pedro Messina – Violão 7 cordas
Maria Clara Valle – Violoncelo
Thiago Kobe – Percussões

Após as apresentações o grupo abre para uma roda de conversa com o público onde serão abordados assuntos relativos á cultura popular e sua recriação, assim como o papel dos instrumentos populares e eruditos, sua utilização e imaginário relacionado.


O Pedra Lispe existe desde 2005 e vem se apresentando em salas de concerto e teatros pelo Brasil. No Rio de Janeiro, o grupo já se apresentou no Teatro do BNDES (pelo projeto Quintas Instrumentais), no CCBB, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Mistura Fina, no Teatro da UFF, entre outros locais. Fora do Rio de Janeiro, o grupo se apresentou no Teatro Pró Musica de Juiz de Fora (pelo Projeto Clássicos TIM), no Teatro do SESI de Macaé, e no Teatro da Usina Cultural de Nova Friburgo. Na Rádio MEC-FM, o grupo participou dos programas Música e Músicos do Brasil e Sala de Concerto.
Em 2009/2010 o grupo participou do projeto Contos Clássicos Brasileiros no CCBB de Brasília e Rio de Janeiro, aonde compôs e executou a trilha da peça Histórias de Alexandre de Graciliano Ramos. Ainda em 2010, o Pedra Lispe realizou através de edital da Caixa Econômica uma série de concertos no teatro Nelson Rodrigues apresentando a obra de João do Vale, tendo como cantores convidados Teresa Cristina e Chico César.

Nenhum comentário:

Postar um comentário