APACAP esclarece a alteração do Festival!!

Independente de ser o Festival da aguardente, da pinga, da parati ou da cachaça, o fato é que continua sendo o XXVIII FESTIVAL DO PRODUTO MAIS TRADICIONAL DE PARATY, realizado pelos mesmos produtores, com a mesma qualidade e tão apreciado pelos paratienses, turistas e fãs da melhor CACHAÇA do Brasil.
O primeiro festival foi realizado em 1983, e teve o nome de Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, naquele momento, o nome "pinga" era o mais utilizado em Paraty para o destilo de cana-de-açucar produzido na região, assim como durante os séculos XVIII e XIX era chamado de aguardente e durante o final do século XIX e início do XX era chamado de parati, tamanha a qualidade e reputação do nosso produto.
Em 1999, quando a APACAP (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça Artesanal de Paraty), foi fundada, o nome registrado foi APPAP (Associação dos Produtores de Pinga Artesanal de Paraty), criada como intuito de desenvolver e reerguer o setor de produção, visto que os alambiques de Paraty estavam falindo e fechando suas portas e o Ministério da Agricultura autuava nossos produtos por estarem em desacordo com normas legais.
No ano de 2004, foi necessária a primeira alteração do estatuto, modificando o nome para APACAP, pois, pela Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, só existem dois produtos oficiais, a cachaça e a aguardente. Todos os demais nomes da bebida (são mais de 300 no Brasil) são apenas sinônimos, entre eles a "pinga' e "parati".
O governo federal registrou no mercado internacional como Indicação Geográfica Brasileira o nome "Cachaça', e é com esta nomeclatura que o mundo está aprendendo a apreciar nosso produto.
Com os trabalhos desenvolvidos pelos produtores de Paraty por meio da APACAP, a cachaça de Paraty vem sofrendo um processo de melhoria de qualidade na matéria prima cultivada na região e consequentemente no produto final, resultado de um longo trabalho de parceria entre a APACAP, o Ministério da Agricultura (MAPA), o Sebrae-RJ, a Prefeitura Municipal de Paraty e a Emater, entre outros, assim, a cachaça de Paraty conseguiu Certificação de Indicação Geográfica de Procedência junto ao INPI, o que atesta a tradição e a qualidade de nossa cachaça e a torna a única no Brasil e no Mundo é a patente para o produto "CACHAÇA", e não para pinga.
Como consequêncuia deste êxito, a cachaça de Paraty voltou a ganhar grande espaço na mídia nacional e internacional, com matérias e publicações em revistas,jornais, televisão e internet, levando sempre com ela o nome e as outras opções turísticas de nosso município. Com tal projeção, nossa cachaça já vem agregando valor ao produto assim como um natural aumento na procura no mercado nacional e interesse de empresas exportadoras em levar a cachaça de Paraty para o exterior, fortalecendo como bebida nobre, utilizada em mesa de degustação, assim como referência no acompanhamento e uso em receitas clássicas da culinária nacional.
Os produtores de cachaça de Paraty pretendem promover uma remodelação do Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, para que o mesmo faça parte desta ascensão de qualidade e ajude a expor a nossa cachaça como um produto ligado diretamente à cultura paratiense, integrando-a à gastronomia local, através de pratos flambados, marinados e temperados com a mais tradicional cachaça artesanal do Brasil.
Os produtores, após reuniões e debates, resolveram adequar o nome do festival a realidade de Paraty, do Brasil e do Mundo, colocando como o FESTIVAL DA CACHAÇA, CULTURA E SABORES DE PARATY, remodelando o evento valorizando a cachaça, com os drinques elaborados anualmente no "Concurso de Drink's", e artistas regionais da música, da dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário