Programação da Flip na Casa da Cultura de Paraty




 Como acontece todo ano, a Casa da Cultura de Paraty oferece, dentro da Flip, uma programação alternativa com eventos que não se restringem aos formatos da Tenda dos Autores.

Gilberto Freyre, o grande homenageado da Festa, será tema de discussão numa mesa com os historiadores Peter Burke, Joaquim Falcão e Rosa Maria Araújo. Além disso, a Global Editora chamou o ator Dan Stulbach para ler trechos de um livro inédito de memórias de Freyre, “De Menino a Homem”, que será lançado na ocasião.
O peruano Julio Villanueva Chang, mestre convidado para a Oficina Literária, vai falar de seu trabalho à frente da Etiqueta Negra, revista cultural que vem se tornando uma referência para o novo jornalismo literário. Já o escritor William Gordon, vai conversar com o público sobre seu livro “O Anão”, que acaba de ser traduzido para o português.
Os documentários “Gilberto Freyre: o Cabral moderno”, realizado pelo cineasta Nelson Pereira dos Santos, e “Dias de Caiçara”,com registros inéditos da música e do estilo de vida dos habitantes praianos, e o filme “Ironweed”, baseado no livro de William Kennedy, são alguns dos destaques dessa programação.

Jogo de Ideias

 Uma das novidades deste ano na Casa da Cultura é o Jogo de Ideias, com curadoria do Itaú Cultural. Consiste numa série de encontros em que um escritor entrevista outro, esse outro entrevista um terceiro, e assim sucessivamente. Para essas “partidas” foram escalados vários “jogadores” do primeiro time das letras: Frei Betto, Cristóvão Tezza, Luiz Ruffato, Benjamin Moser e José Castello, entre outros.
Outra novidade é a exposição de parte da Brasiliana Itaú, valiosa coleção que reúne milhares de livros, documentos históricos e gravuras. Foram selecionadas obras de grandes escritores brasileiros ilustradas por artistas reconhecidos. Entre outros, há Machado de Assis ilustrado por Portinari, Affonso Arinos por Lívio Abramo, Mario de Andrade por Caribé e Jorge Amado por Di Cavalcanti.
Os ingressos para a Flip - Casa da Cultura custam R$ 10 e serão vendidos apenas em Paraty, durante a Flip.

Programação

Quinta-feira, 05 de Agosto

10h00 - LANÇAMENTO - A Palavra Conta (documentário) - O Movimento por um Brasil literário lança o documentário A Palavra Conta, com histórias de um Brasil leitor, mostrando como seus personagens convivem com os livros. A exibição marca um ano deste movimento, que nasceu na Flip 2009.
12h00 - EXIBIÇÃO - Gilberto Freyre, o Cabral Moderno - Em 2000, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos idealizadores do Cinema Novo, realizou para a TV uma série em quatro capítulos sobre o clássico Casa-grande & Senzala. O primeiro deles trata justamente da biografia de Freyre, o grande homenageado da Flip.
16h00 - JOGO DE IDÉIAS - A literatura de Frei Betto - Dando início à programação do Jogo de Ideias, com curadoria do Itaú Cultural, a jornalista Eliane Brum conversa com Frei Betto. Conhecido pela defesa irredutível dos direitos humanos, Frei Betto escreveu, entre outros livros, suas memórias dos porões da ditadura, Batismo de Sangue.
18h00 - JOGO DE IDÉIAS - A literatura de Cristóvão Tezza - Crítico literário, professor universitário e um dos maiores escritores brasileiros dos últimos anos, Tezza será entrevistado por outro escritor de renome, Luiz Ruffato. Em pauta, a obra que já conta com mais de dez livros, entre eles O Filho Eterno, romance autobiográfico que recebeu o premio Jabuti de melhor do ano (2008).
20h00 - LANÇAMENTO - De Menino a Homem, de Gilberto Freyre - O ator Dan Stulbach lê trechos do inédito de Gilberto Freyre, De Menino a Homem (Global), reunindo memórias do autor.

Sexta-Feira, 06 de Agosto

10h00 - BATE-PAPO com Thereza e Tom Maia - Thereza e Tom Maia – ela historiadora, ele ilustrador -, são autores de mais de 40 livros sobre a memória brasileira, alguns deles em parceria com Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e outros nomes da historiografia nacional.
11h45 - LANÇAMENTO - O Anão, de William Gordon - Gordon cresceu em Los Angeles, onde batalhou pelos direitos dos trabalhadores de fala hispânica. Em 1987 conheceu a escritora Isabel Allende, que se tornaria sua mulher. Desde então já publicou cinco romances, dentre eles O Anão, que ele deverá lançar nessa mesa
16h00 - JOGO DE IDÉIAS - Lições de tradução da literatura brasileira - Alison Entrekin traduziu para o inglês Budapeste, de Chico Buarque; Berthold Zilly verteu para o alemão Os Sertões, de Euclides da Cunha. Eles contam os segredos da profissão de tradutor à pesquisadora de literatura contemporânea Leila Lehnen.
18h00 - JOGO DE IDÉIAS - A literatura de José Castello - Cristóvão Tezza conversa com o também escritor e crítico José Castello. Colunista do caderno Prosa & Verso, de O Globo, Castello escreveu os livros Inventário das Sombras (1999) e João Cabral: O Homem sem Alma (2006), entre outros.
20h00 - BATE-PAPO - Repensando Freyre - O historiador inglês Peter Burke comenta Os Ingleses no Brasil, livro em que Gilberto Freyre analisa a influência britânica no país, ao passo que Joaquim Falcão e Rosa Maria Araújo falam de O Imperador das Ideias, resultado de um amplo seminário sobre o antropólogo.

Sábado, 07 de Agosto

10h00 - BATE-PAPO - Julio Villanueva Chang e o novo jornalismo literário - O peruano Julio Villanueva Chang, além de escritor de um elogiado livro de perfis, Elogios Criminales, é o criador e editor da revista Etiqueta Negra. Voltada para o chamado jornalismo literário, tornou-se conhecida pela excelência dos textos, sendo comparada à mítica New Yorker. Chang fala sobre suas ideias e experiência.
16h00 - JOGO DE IDÉIAS - A literatura de Flávio Carneiro - O escritor, crítico, roteirista e professor Flávio Carneiro é entrevistado pela professora americana Aileen El-Kadi, especialista em estudos brasileiros. Entre outras coisas, Carneiro deverá falar sobre alguns de seus 12 livros, que incluem romances, novelas infanto-juvenis, contos, policiais, crônicas e ensaios.
18h00 - JOGO DE IDÉIAS - Benjamin Moser e Clarice Lispector - José Castello entrevista o americano Benjamin Moser, autor da biografia Clarice, que se tornou fenômeno de vendas no Brasil, além de muito elogiada pela crítica. Moser irá contar como se deu o minucioso processo de pesquisa que lhe permitiu desvendar, ao menos em parte, o mistério em torno da autora de Laços de Família e A Hora da Estrela.
20h00 - EXIBIÇÃO - Gilberto Freyre, o Cabral Moderno - Em 2000, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um dos idealizadores do Cinema Novo, realizou para a TV uma série em quatro capítulos sobre o clássico Casa-grande & Senzala. O primeiro deles trata justamente da biografia de Freyre, o grande homenageado da Flip.

Domingo, 08 de Agosto

11h00 - JOGO DE IDÉIAS - O jornalismo e a literatura de Eliane Brum - A escritora, documentarista e jornalista gaúcha Eliane Brum conta ao também jornalista Sérgio Vilas-Bolas as muitas aventuras de sua carreira, que inclui mais de 40 prêmios de reportagem. Colunista do site da Época, ela é autora de três livros, dentre eles A Vida que Ninguém Vê, que ganhou o Jabuti de 2007.
12h00 - JOGO DE IDÉIAS - A literatura de Luiz Ruffato - Flávio Carneiro entrevista Luiz Ruffato. Depois de duas coletâneas de contos premiadas, Ruffato publicou o romance Eles Eram Muitos Cavalos (2001) e quatro livros do projeto Inferno Provisório (2005): Mamma, Son Tanto FeliceO Mundo Inimigo; Vista Parcial da Noite e O livro das Impossibilidades.
14h30 - EXIBIÇÃO - Ironweed, de Hector Babenco - Lançado em 1987, com direção de Hector Babenco, e Jack Nicholson e Meryl Streep nos papeis principais, Ironweed é baseado no livro de mesmo nome. Conta a história de um casal de bêbados que tenta, cada qual a seu modo, lidar com um passado traumático. O autor, William Kennedy, é um dos principais convidados da Flip.
16h30 - LANÇAMENTO - Dias de Caiçara (documentário) - O documentário Dias de Caiçara faz parte de um projeto abrangente que inclui um livro e um CD duplo com a música tradicional e contemporânea da região. A exibição será seguida de coquetel e uma grande Cirandada, na qual os músicos envolvidos no projeto tocarão juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário