MTur promove encontro de cidades históricas

Evento, com a participação de representantes das iniciativas pública e privada, debate ações para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios com patrimônio histórico

Brasília/DF (06/07/10) - PAC das cidades históricas; direitos do consumidor, classificação hoteleira, programas de qualificação para a Copa de 2014. São alguns temas da pauta do II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas que o Ministério do Turismo (MTur) promove de 8 a 10 de julho em Pirenópolis (GO).
O evento pretende construir políticas para o desenvolvimento econômico das cidades históricas por meio da atividade turística. “As cidades com patrimônio histórico têm problemas e interesses comuns. Esses encontros são uma oportunidade para avaliar, propor soluções e buscar novas ideias para que o turismo se desenvolva de forma sustentável nessas localidades”, explica o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.
Na primeira edição, realizada em 2009, diagnósticos e propostas foram reunidas na Carta de Paranaguá, referência à cidade paranaense que sediou o encontro. Agora, serão dados encaminhamentos a questões expressas no documento, tais como a necessidade de qualificação profissional, investimentos para a recuperação de patrimônio histórico e cultural e inserção das populações locais no mercado do turismo.
Representantes do Ministério do Turismo apresentarão projetos como o Bem Receber Copa, de qualificação; PAC das Cidades Históricas, de investimentos em infraesturutura; e o Sistema de Classificação Hoteleira, que criou a matriz de hotel histórico. Será lançada também a cartilha de orientação para a proposição de projetos de trens turísticos e culturais. O Encontro, no Teatro Municipal de Pirenópolis, cidade tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reunirá representantes das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário