II Salão Estadual de Turismo do Rio de Janeiro - PARATY

Terminou sábado, 24/04, em Paraty a 2° edição do Salão Estadual de Turismo - RJ, promovido pelo Governo Estadual, por meio da TurisRio – Companhia de Turismo do Estado do Rio, em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura Municipal de Paraty, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do Paraty Convention & Visitors Bureau. Esse evento objetiva desenvolver o turismo no interior do estado e gerar negócios no destino e o tema foi “Os Eventos Impactando a economia de um destino turístico”.
Com a participação de agências de viagens, operadoras, empresas hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos, seguradoras, prestadoras de serviços turísticos em geral, estudantes de turismo e expositores de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro, Paraty foi destaque e demonstrou a credibilidade na recepção do Salão.
Ao todo foram 42 municípios participantes, 91 estandes, 1.096 agentes de viagem e operadores, com profissionais da Argentina, Chile, Uruguai e Portugal. Ainda em números, 9.756 visitantes do público geral, 590 participantes do congresso, 132 profissionais da imprensa especializada movimentaram os 3.350 m² do salão Estadual RJ 2010.
Duas tendas foram montadas no Centro Histórico, a Tenda Caiçara e a Tenda da Matriz, e no areal do Pontal a Tenda Caminho do Ouro, acomodaram os visitantes com espaço para expositores, feira de artesanato e manifestações artísticas e culturais, e o congresso, que destacou temas relacionados aos grandes eventos que o Estado receberá nos próximos anos – como a Copa de 2012 e as Olimpíadas de 2016.

CULTURA PARATIENSE
É importante ressaltar que o coral indígena do Paraty-Mirim participou da abertura que contou com várias autoridades da Federação, do Estado e de municípios do Rio de Janeiro. Os grupos Nosso Bloco e os Assombrosos do Morro mostraram um pouco das manifestações culturais de Paraty ao final da cerimônia de abertura, acompanhando os participantes até a tenda de expositores.
Já à noite, os visitantes puderam assistir a apresentação do Grupo Palmeira Imperial, com o Maracatu, e a Companhia Imperial de Paraty, com o espetáculo “Um Passeio na História”, ambos realizados nas ruas da cidade histórica.
No sábado se apresentaram na Tenda Caiçara o Grupo de Jongo da comunidade Quilombola Campinho da Independência e o Grupo Ciranda de Tarituba, e ainda fechando o evento o Bloco da Lama deu um show em frente à Tenda Caminho do Ouro.

IMPORTÂNCIA
O secretário de Turismo e Cultura de Paraty, Amaury Barbosa, destacou a importância do salão de turismo e agradece aos apoiadores. “O evento é fundamental para o desenvolvimento do turismo no interior e Paraty foi beneficiada por sediar a segunda edição do salão. Mas isso só foi possível graças ao esforço das iniciativas pública e privada. Agradeço o apoio de todos e é esse o caminho para novas conquistas”, ressaltou, destacando que a cidade terá, em breve, o Passaporte Verde, que está inserido num programa de sustentabilidade do Turismo Internacional da ONU, em parceria com o Governo Brasileiro – Mtur, Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente.
Para o prefeito Municipal de Paraty, José Carlos Porto Neto, o evento trouxe a oportunidade de mostrar as belezas e produtos turísticos, além de promover debates sobre o assunto com vários representantes do Estado. Disse, ainda, que Paraty foi escolhida para sediar o evento não somente para mostrar o potencial da cidade, mas também para mostrar as belezas raras da região Costa Verde. “O objetivo é que o turista que venha ao Estado não conheça somente Paraty, mas conheça também Angra dos Reis, a capital, Mangaratiba, dentre outras cidades. A idéia é aquecer o turismo em todo o estado do Rio de Janeiro”, afirmou o prefeito.
A secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, informou que a intenção do governo é de que o Paraty Convention & Visitors Bureaux e todo o empresariado local estejam completamente envolvidos na estruturação e promoção do turismo de todo o Estado. “Por meio de city tours e da programação gastronômica, foi apresentado aos participantes um pouco da cultura caiçara, responsável por fazer de Paraty uma das cidades mais procuradas por turistas brasileiros e estrangeiros que visitam o estado”, acrescentou.
Vale ressaltar que, na avaliação do Ministério do Turismo, Paraty é um dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico do Brasil e um dos cinco do Estado do Rio de Janeiro. Os outros municípios são Petrópolis, Angra dos Reis, Armação de Búzios e a cidade do Rio de Janeiro. Paraty também é destino referência na categoria de Turismo Cultural.













































Fotos Laíse Costa, Oswaldo Casanova e Pedro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário