Seminário de Multiplicação - Destinos Referência

Paraty recebeu nos dias 03 e 04 de março, na Casa da Cultura, o Seminário de Multiplicação das Boas Práticas do Projeto “Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Mais de 60 pessoas, entre eles representantes do Ministério do Turismo, das Secretarias Municipais e Estaduais de Turismo, IBRAM e da sociedade civil de vários destinos brasileiros com interesse no assunto.
Durante os dois dias, o grupo participou de palestras, debates e promoveu discussões sobre o tema, numa gratificante troca de experiências, além de participar de estudos de casos de destinos culturais, visando a estruturação de produtos turísticos segmentados. Os participantes conheceram o trabalho dos receptivos especializados em cultura nas localidades do Campinho da Independência e da Ilha do Araújo.
Participaram do evento, representantes das cidades Angra dos Reis, Mendes, Goiás, Pirenópolis, Paranaguá, Juazeiro do Norte, Santos (SP), Socorro (SP), Acolhida (SC), Brasília, Ceará, entre outras. O Seminário é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC) e execução da Associação Casa Azul e Grupo Gestor de Paraty, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. O evento tem como objetivo troca de experiências e vivências que sugiram melhorias na atividade turística do segmento e nos destinos foco do projeto.
O Seminário também é uma das ações do projeto, que resultou no arranjo institucional para a Gestão do Destino Turístico e no Plano Mar de Cultura para o desenvolvimento do turismo cultural de Paraty. O Plano Mar de Cultura tende a fortalecer o desenvolvimento e a atratividade do Patrimônio Cultural da cidade, qualificando os produtos turísticos e viabilizando o desenvolvimento sustentável do destino.
O evento permitiu que representantes de outras regiões brasileiras pudessem conhecer as boas práticas desenvolvidas em nossa cidade, para que, se for o caso, adaptá-las a aplicá-las em seu destino.






O secretário de Turismo e Cultura de Paraty, Amaury Barbosa, avaliou como positivo o resultado do seminário. “A cidade de Paraty tem uma representatividade turística cultural muito boa. E conseguimos mostrar isso durante o evento. Os elogios dos representantes de outras cidades e dos palestrantes são provas de que estamos no caminho certo. A união de todos os envolvidos no desenvolvimento cultural de Paraty faz a diferença, com certeza. Agradeço a presença de todos”, finalizou.



















Fotos Pedro Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário