lV Seminário Regional de Integração UERJ‏

A Prefeitura Municipal de Paraty convida toda população, instituições de ensino e Associações de moradores para participarem do lV Seminário Regional de Integração UERJ e Municípios do Rio de Janeiro.

O Objetivo do Seminário é realizar uma discussão das demandas para introdução de cursos e /ou Pólos direcionados para a real necessidade da localidade.

Data: 11 de março de 2010
Horário: 10h às 18h
Local: Casa da Cultura

Programação
10h Abertura
10h30 Apresentação da UERJ
12h30 Almoço
14h Reunião de trabalho para registro e consolidação das demandas
18h Encerramento

Prefeitura Municipal de Paraty
Centro de Produção UERJ
CEED - Coordenadoria de Estudos Estrátegicos e Desenvolvimento

___________
Sobre os Seminários Regionais de Integração UERJ

No próximo dia 11 de março, às 10h, ocorrerá o IV Seminário de Integração UERJ/Municípios, na cidade de Paraty. A discussão das demandas acontecerá na Casa de Cultura de Paraty, onde os interesses da Região da Baía da Ilha Grande serão levados em consideração para a introdução de Cursos e/ou Polos direcionados para a real necessidade da localidade.
Os Seminários Regionais de Integração da UERJ com os municípios do Rio de Janeiro constituem-se como espaço privilegiado para a construção de novas possibilidades de interiorização da Universidade. Seu objetivo é aproximar a UERJ das demandas e das vocações regionais do Estado, oportunizando para os municípios o conhecimento acerca da própria instituição e, ao mesmo tempo, criando formas de colaboração nas diversas áreas.
O primeiro encontro, que ocorreu em Cordeiro, possibilitou a criação da Unidade Acadêmica de Turismo, em Teresópolis, e a viabilização da cessão do Parque de Exposições de Cordeiro para as novas instalações da UERJ na Região Serrana, visando a montar curso de graduação voltado para a Biotecnologia e o Agronegócio.
Na Região dos Lagos, o anfitrião foi o município de Cabo Frio, e os resultados do II Seminário foram a criação de um Polo de Reabilitação e Saúde com os cursos de Fonoaudiologia e de Fisioterapia; e a designação de uma câmara técnica para definição de um curso na área de Biotecnologia, além de levantar demandas de Especialização em Estratégia de Saúde da Família.
O III Seminário, que foi realizado na Baixada Fluminense, viabilizou a criação de um Polo de Engenharias da Baixada Fluminense, que oferece os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção; um Polo de Licenciaturas em que são lecionados os seguintes cursos: Física, Matemática, Geografia, Letras, Química e a Formação para Administração Pública com ênfase em gestão.
Fechando o ciclo, o V Seminário Regional de Integração UERJ/Municípios do Rio de Janeiro, que ocorrerá em Resende, Região do Médio Paraíba, previsto ainda para 2010, discutirá com as cidades da Região as demandas de interesse socioeconômico para o desenvolvimento dos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário