Comemoração dos 343 anos de emancipação de Paraty é marcada com muita festa

Praça da Paz se transforma na principal atração das apresentações musicais em comemoração aos 343 anos de emancipação de Paraty.


A partilha do tradicional bolo gigante, na quadra de Esporte da Praça da Matriz, Centro Histórico de Paraty, marcou no último domingo, dia 28 de fevereiro, os 343 anos de Emancipação Político Administrativa deste município, e os 479 anos de fundação. A confraternização pública encerrou as comemorações de aniversário, iniciadas no último dia 26, com o grande show do grupo Calcinha Preta, na Praça da Paz, na Ilha das Cobras.
Os shows de Kléber Lucas (Gospel) e Pixote, marcados para os dias 25 e 28 de fevereiro, respectivamente, foram cancelados por ocasião das fortes chuvas que atingiram Paraty. Já no sábado, dia 27, as apresentações de Patrícia Ferrer e Arlindo Cruz atraíram um grande público para a Praça da Paz. Quem prestigiou o evento saiu satisfeito com a qualidade dos shows e a estrutura do palco montado no local.
Ainda no dia 27, foi realizada a solenidade do Poder Legislativo de Paraty, na Casa da Cultura, com entrega de títulos de cidadãos paratienses. No dia 28, aconteceu ainda o jogo de futebol Máster Fluminense x Máster Paraty, no Estádio Municipal. À noite, na Praça da Matriz, foi apresentada a peça “Um Passeio pela História. Também foi celebrada a missa em Ação de Graças aos 343 anos de Emancipação de Paraty, na Igreja Nossa Senhora dos Remédios. Em seguida, o corte do tradicional bolo gigante, ao som da Banda Santa Cecília e do Coral da 3ª Idade da Promoção Social. Ao final, uma grande queima de fogos tomou conta do céu de Paraty.
É importante ressaltar que a comemoração de Emancipação Político Administrativa de Paraty ocorre há 343 anos, mas a festança preparada pelo gabinete do prefeito, que inclui bolo gigante e atrações especiais, ocorre a pouco mais de 30 anos. A iniciativa de incluir a data no calendário de eventos é da Prefeitura de Paraty, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a fim de resgatar a tradicional história da emancipação e oferecer uma grande festa ao povo guerreiro que até hoje luta para o desenvolvimento da cidade. Além disso, a idéia do Executivo Municipal é também divulgar ao mundo inteiro essa importante data que tem sido comemorada por centenas de paratienses e turistas.
O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio das secretarias Executiva de Governo e de Turismo e Cultura, com apoio do Convention & Visitors Bureau, do site Paraty.com, das secretarias de Obras e de Saúde, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.


Fotos site Prefeitura de Paraty

Nenhum comentário:

Postar um comentário